quarta-feira, 24 de abril de 2013

Grupos de apoio a maternidade!



Você sabe o que é um grupo de apoio a maternidade? são espaços criados com o objetivo de reunir mulheres e gestantes e compartilhar informações sobre gestação, parto humanizado, amamentação e a criação de nosso pequenos. Geralmente esses grupos mantêm reuniões mensais ou semanais para as gestantes, podem oferecer cursos, serviços de doula e até mesmo de equipe para parto domiciliar.

Em Sergipe sabemos de dois grupos que foram criados: o Bem -Gestar (http://bem-gestar.blogspot.com.br/) da Doula Fabiana Higa e o Dar a Luz  ( http://www.daraluzdoula.blogspot.com.br/) da doula Raquel Oliveira. O Bem - Gestar finalizou suas reuniões em Aracaju em 2012 quando Fabiana mudou-se de nossa capital. o grupo Dar a Luz deu uma parada póis Raquel está de recente resguardo de seu quarto filhote.

Um dos grupos mais antigos e firmes no Brasil é o GAMA http://www.maternidadeativa.com.br/ que atua com formação de doulas e em humanização do parto.

Em breve em Aracaju surgirá outro grupo de apoio à Maternidade. As reuniões serão quinzenais e aos sábados. Interessadas devem nos escrever para receber mais informações. partoativose@gmail.com

Retomando a luta!

A organização do Blog ficou parada alguns meses devido a contratempos e gestações que vieram sem nos avisar! Mas a luta continua e estamos de volta para o debate e a discussão para estratégias na divulgação de informações sobre o parto natural e domiciliar e de direitos das gestantes e acompanhantes. Se você é simpático a nossa luta e pode contribuir fique a vontade para nos escrever!